





Associação Okinawa
EVENTOS

BANCO CENTRAL DO JAPÃO MONITORA O CÂMBIO E DÓLAR TEM LEVE ALTA
29/06/2016
Medo de crise financeira fez com que o BOJ monitorasse o mercado de câmbio. Dólar fechou ontem em ¥102,32, ainda abaixo da meta do governo.
O presidente do Banco Central do Japão (BCJ), Haruhiko Kuroda, acompanhou com atenção a movimentação no mercado de câmbio de Tóquio, nesta terça-feira (28), devido aos rumores de que o dólar poderia voltar a casa dos 99 ienes.

No entanto, não foi necessária nenhuma medida extra já que a moeda norte-americana fechou o dia com uma pequena valorização ontem (terça, 28/jun).
Apesar das expectativas, o dólar subiu um pouco e terminou a jornada desta terça-feira na capital japonesa cotado a 102,23 por iene.
Durante todo o dia, a cotação máxima chegou a 101,55, mas fechou em 102,32 ienes por dólar. Mesmo com a monitoração do BCJ, os especialistas do mercado de câmbio não acreditam que, caso haja forte movimento de compra do iene ainda nesta semana, uma intervenção para deter a alta da moeda japonesa não seria eficiente. “Sozinho, o BCJ não conseguiria deter a queda do dólar”, afirmam os operadores.
Para eles, “qualquer intervenção só faria sentido se a autoridade monetária japonesa tiver o apoio de outros bancos centrais”.
Em coletiva à imprensa, o primeiro-ministro Shinzo Abe afirmou que a economia japonesa só sentirá os efeitos da atual valorização do iene a médio e longo prazo.
Mas acredita que “há ainda algumas incertezas no mercado de câmbio internacional”. Segundo a agência japonesa de notícias Jiji, devido à crise provocada pela saída da Inglaterra da União Europeia, o Produto Interno Bruto japonês pode recuar cerca de 1,1% este ano.
Fonte: Jiji Press, Análise de Mercado
portalmie.com/