





Associação Okinawa
EVENTOS

10 CURIOSIDADES QUE SÓ VEMOS
NO INTERIOR DO JAPÃO
A realidade de morar no Japão é muitas vezes bem diferente dos documentários feitos em Tóquio. Veja 10 coisas típicas do interior do Nihon!
By kawatoko
A realidade de morar no Japão é muitas vezes bem diferente dos documentários feitos em grandes cidades como Tóquio. Veja 10 coisas típicas do interior do Nihon!
O Japão é representado pela mega-metrópole de Tóquio e a cidade tradicional de Quioto, respectivos símbolos da modernidade e da cultura milenar do país, sem falar em grandes centros como Osaka e Nagoya. E quem já morou no Japão e retornou ao Brasil, provavelmente deve ter passado pela típica pergunta do gênero “como é morar no Japão”.
Da mesma maneira que nem todos os brasileiros moram nas praias do Rio, jogam futebol ou pulam carnaval, morar no Japão também não significa pegar o metrô super lotado numa megalópole ou viver na era dos samurais, ainda mais quando se mora no interior, o que não é raro entre os brasileiros residentes no Nihon.
01: Arrozal e montanha
Luzes e neons por todos os lados é a primeira impressão de quem desembarca no Japão. Horas depois, a segunda impressão após de se afastar do aeroporto para muitos é arrozal e montanha por todos os lados.
Muitas vezes morar no Japão significa morar cercado à arrozais e ficar bem longe das metrópoles.

02: Trem de um vagão
Metrôs com horários pontuais e superlotados na hora rush e o famoso trem-bala, o shinkansen, isso é coisa de cidade grande. Pegar trem para muitos é andar num trem de apenas 1 vagão e ainda movido a diesel.
Quem nunca caiu num arrozal aqui no Japão?

Alguns são movidos a diesel ainda! E o motor tem marchas, lembrando um ônibus sobre trilhos.
03: Itinerário: Um trem ou ônibus por hora
Perdeu o trem ou ônibus, é só esperar o próximo, isto é um luxo para quem mora nos centros urbanos e questão de vida ou morte no interior, já que o próximo trem ou ônibus irá passar somente daqui a uma hora, isso quando tem.

Sair final de semana aqui tem que voltar até as 18:00
04: E ainda a porta é manual
Portas automáticas no trem é outro luxo das grandes ferrovias. No interior, você precisa apertar o botão para abrir a porta para poder entrar no trem.

Se não apertar a porta não abre!
05: Estações que mais parecem ponto de ônibus
Algumas estações não possuem catracas automáticas e máquinas de bilhetes. No interior as estações têm apenas uma mini plataforma com banco de espera.

Por incrível que pareça, é uma estação
06: Idosos comandando o trator
Andando por aí, você sempre observa aposentados comandando o trator nas plantações. Realmente eles tem mais disposição e fôlego do que muitos jovens! Disposição mesmo na terceira (ou quarta) idade!

Aposentados na ativa no Japão!
07: Máquina de limpar arroz
No interior também é comum comprar arroz direto do produtor em sacas, já que exister um arrozal por esquina. Logo, não são raras as máquinas de descascar arroz.

Quem nunca viu uma dessas por aí?
08: Vendinha de verdura sem vendedor
Só com a segurança e a educação de primeiro mundo do Japão você pode encontrar as vendinhas caseiras sem vendedor, onde os aposentados confiam que o comprador irá deixar o dinheiro e não roubarão a mercadoria. E claro isso somente nas cidades do interior.

Vendinha sem vendedor, só aqui no Japão mesmo!
09: Calçadões e centros comerciais com as portas fechadas
Enquanto os centros comerciais e calçadões, como Osu em Nagoia e Akihabara em Tóquio, fervem de visitantes, no interior estão praticamente com as portas fechadas devido à concorrência esmagadora das redes de shopping centers e supermercados.

Do calçadão, só o pachinko não fechou as portas
10: Jusco (Aeon) no meio do nada
Sem centro comercial, a diversão do final de semana é ir até o Jusco aonde você encontra de tudo, desde o supermercado até praça de alimentação! Tem também cinema, agência de turismo, dentista e cabeleireiro. Ou seja, você não sai do Jusco no final de semana.

De longe você reconhece o Jusco!
