





Associação Okinawa
EVENTOS

JAPÃO PREPARA BATERIA ANTI-MÍSSEIS EM
TÓQUIO PARA AUMENTAR SEGURANÇA
CONTRA CORÉIA DO NORTE
Nacional por Arianne Niwa - 31/01/2016
Crédito: Divulgação
TÓQUIO (IPC Digital) – O governo do Japão anunciou que preparou duas baterias anti-mísseis em Tóquio, como medida para aumentar a segurança contra as atividades de um suposto lançamento de foguete espacial da Coréia do Norte, noticiado pela mídia.
Dois lançadores de mísseis terra-ar Patriot Advanced Capability-3 (PAC-3) foram instalados próximo da sede do Ministério da Defesa no sábado (30) pela manhã. De acordo com o ministro, o conjunto foi instalado como uma medida de segurança para o caso em que haja a necessidade de se abater o foguete norte coreano, ou qualquer parte dele que ameace cair dentro do território japonês.
As unidades foram colocadas nas províncias de Okinawa e área metropolitana de Tóquio, já que há rumores de que essas duas localidades podem, eventualmente, ser atingidas pelo foguete norte coreano, ou seus detritos.
A força aérea de auto-defesa do Japão não é o único grupo militar japonês a preparar suas capacidades de defesa. A força marinha de auto-defesa, também, está preparando destroyers equipados com AEGIS (Advanced Electronic Guided Interceptor System, ou Sistema Avançado de Interceptação Eletrônica Guiada, em tradução livre) no mar do Japão e outras áreas.
“Não podemos descartar a possibilidade de que a Coréia do Norte fará algo provocativo sem aviso prévio, tal como lançar mísseis balísticos. O governo está se preparando de forma sólida para garantir a proteção da vida das pessoas”, afirmou o secretério de gabinete Yoshihide Suga em uma conferência de imprensa.
A Coréia do Norte tem estado sob severa observação da comunidade internacional, desde que Pyongyang afirmou ter detonado com sucesso uma bomba de hidrogênio em seu quarto teste nuclear, realizado em 6 de janeiro.
Na sexta-feira (29), a mídia relatou a preocupação japonesa e norte-americana sobre o possível lançamento de um míssel pela Coréia do Norte. Fontes norte-americanas afirmaram para a agência Kyodo News, que imagens de satélite estão indicando um lançamento iminente.
Fonte: RT, Question More.
