





Associação Okinawa
EVENTOS

CULPANDO AS CONDIÇÕES DE MERCADO, FORD
DECIDE SAIR DO JAPÃO
Carros por Priscilla Polidorio Piltz - 7/01/2016
Crédito: Divulgação
TÓQUIO (IPC Digital) – Empresa automobilística Ford, está saindo do Japão e da Indonésia, dizendo que as condições de mercado em ambos os países têm se tornado difícil, que não consegue acelerar as vendas ou lucrar no mercado.
“O Japão é uma economia auto desenvolvida, porém mais fechada do mundo, com todas as marcas importadas representando menos de 6% do mercado de automóveis novos”, escreveu o porta-voz Neal McCarthy.
No ano passado, a Ford vendeu apenas 6.100 carros e caminhões na Indonésia e apenas 5.000 unidades no Japão, onde ele diz que o governo protege as marcas nacionais.
Em comunicado enviado pela empresa, no dia 25 de janeiro, aos funcionários e concessionários, a Ford diz que sairá dos países antes do final do ano e têm planos de manter para os clientes o seu compromisso de manutenção de automóveis, fornecendo peças e fazer reparos de garantia.
McCarthy diz acreditar que as vendas de automóveis diminuirá no Japão nos próximos anos. Analistas citaram uma população envelhecida e um declínio no interesse em carros entre os mais jovens, principalmente em áreas urbanas.
“Esperamos que o governo dos EUA envie uma mensagem clara de que qualquer futura política comercial com o Japão deve assegurar a igualdade de condições”, diz Joe Hinrichs, ex-chefe de operações da Ford na Ásia-Pacífico.
Fonte: Jornal Asahi
