





Associação Okinawa
EVENTOS

CONHEÇA O "SETSUBUN" O FESTIVAL QUE SEPARA
O INVERO DA PRIMAVERA
Nacional por Rachel Matos - 05/02/2016
Crédito: Divulgação
TÓQUIO (IPC Digital) – No início de fevereiro de todo o ano, costuma-se, no Japão, realizar o festival chamado de Setsubun que, literalmente significa “separar uma estação da outra”. No caso, despedir-se do inverno e receber a primavera.
Neste festival, ocorrem rituais para afugentar os maus espíritos e prevenir problemas no novo ano que está começando.
OS COSTUMES ANTIGOS
Por volta do século XVIII, havia-se o costume de queimar sardinhas secas e madeiras, pois acreditavam que o forte cheiro da fumaça e o barulho de tambores afugentavam os maus espíritos. O costume não é mais popular hoje em dia, mas algumas pessoas ainda decoram a entrada de seus lares com cabeças de peixe e folha de árvores sagradas para impedir a entrada dos maus espíritos.


ATUALMENTE
Atualmente, é realizado um ritual chamado Mamemaki, onde é lançado grãos de soja torrado para o lado de fora da casa ou no familiar vestido de demônio, gritando, como manda a tradição: “Fukuwa Uchi” (Bem vinda a felicidade, sorte, coisas boas) “Oniwa soto” (Fora os demônios, azar, coisas ruins).
Os japoneses acreditam que os grãos de soja são um símbolo para purificar a casa e expulsar todos os maus espíritos e má sorte. Logo depois, come-se a quantidade de soja de acordo com a sua idade, algumas pessoas comem uma a mais, para ter uma boa saúde e felicidade durante o ano.
NAS ESCOLAS
Algumas escolas costumam fazer este ritual com as crianças, onde uma turma se veste de demônio, enquanto os colegas jogam grãos nela e depois, inverte-se o papel.
NOS TEMPLOS
No dia do festival, os templos ficam decorados com as cores vermelha e branca, onde acontece as celebrações.

Festival “Setsubun” em Templos
Apesar de ser comemorado em todo o Japão, o setsubun não é um feriado nacional.
As sojas torradas são encontradas facilmente em qualquer supermercado ou lojas de conveniência.