top of page

BANCO DE ALIMENTOS NO JAPÃO AJUDA FAMÍLIAS CARENTES E EVITA OS DESPERDÍCIOS

Nacional por Priscilla Polidorio Piltz - 31/01/2016

Crédito: Divulgação

 

TÓQUIO (IPC Digital) – Bancos de alimentos estão começando a criar raízes no Japão como uma solução para o desafio de garantir que os necessitados tenham o suficiente para comer, bem como eliminar o desperdício de alimentos.

 

Em essência, um banco de alimentos poupa alimentos que seriam jogados fora, aceitando doações de pessoas físicas e empresas e distribuído para familias carentes, incluíndo mães solteiras e seus filhos e pensionistas que recebem pouco.

 

O Banco de alimentos de Yamanashi atende cerca de 100 familias. Oferecendo comida a medida das necessidades de cada residência. Por exemplo, até mesmo fraldas, bem como comida para bebês são incluídos para familias que necessitarem. O trabalho dos voluntários é essencial, pois tal atividade consome ampla mão de obra.

 

De acordo com o Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca, havia 40 organizações envolvidas em bancos de alimentos no Japão, em 2014. Essas organizações, algumas das quais recebem apoio dos municípios e outros órgãos públicos, estão lutando para garantir os fundos necessários, mão de obra, espaço de armazenamento e empresas dispostas a serem doadoras.

 

O Banco de alimentos de Iwate, com sede em Morioka, na província de Iwate, depende de várias pessoas, incluindo agricultores, totalizando 80% de todas as doações, pois existem poucas empresas alimentares na região.

 

Enquanto o arroz está disponível em abundância relativa devido a doações de agricultores, o Banco de alimentos de Iwate enfrenta escassez de itens como alimentos enlatados. Trocando produtos com outras regiões, em áreas urbanas, alimentos enlatados estão prontamente disponíveis.

 

Em novembro, 11 organizações, incluindo o Banco de alimentos de Yamanashi, criaram um grupo nacional de Banco de alimentos para compartilhar e dar um novo impulso a iniciativa.

 

Fonte: Kyodo

ipcdigital.com/

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page