top of page

BRASILEIRAS APRECIAM A LOGOMARCA DA MATERNIDADE DO JAPÃO

Curiosidade por Anna Shudo - 24/03/2016

Crédito: Divulgação

TÓQUIO (IPC Digital) – Ingretti Fernanda Shiroki, 39 anos, é gestante pela segunda vez e vive em Suwa (Nagano). Depois de 11 anos soube que está grávida, de 8 semanas. “Na primeira vez ainda não tinha essa logomarca mas havia uma outra e o próprio médico me orientou para colar o adesivo no carro, a fim de garantir a minha segurança e a da criança que estava sendo gerada”, explica.

A logomarca maternity mark foi criada pelo governo japonês em 2006. Quando a mulher recebe a caderneta de mãe e filho (boshitecho) ganha também uma logomarca para ser colocada na bolsa e indicar que ela está grávida. A intenção é despertar a atenção dos fumantes para não soltarem fumaça perto dela ou sinalizar que pode ceder o assento em transportes públicos. O governo também sugere que se cole um pôster nas empresas, nas portas dos elevadores, e nos locais públicos a fim de popularizar a gentileza à gestante.

“Estou sendo tão bem cuidada aqui na fábrica onde trabalho, a minha chefe vem toda hora perguntar se estou bem”, conta Ingretti que não terá necessidade de usar a logomarca na fábrica, pois tem a liberdade de tomar água e ir ao refeitório quando quiser, por conta do sono e cansaço que sente de vez em quando. “Os japoneses são muito educados e tratam a gestante muito bem”, se referindo às experiências dela e de sua irmã.

Ingretti conta vai usar a logomarca na bolsa pois, apesar de dirigir, de vez em quando usa ônibus e trem. Nessas ocasiões é interessante sim, afirma.

 

O que as outras estrangeiras acham do uso dessa logomarca

O site My Navi realizou, nesta semana, uma pesquisa informal entre as mães estrangeiras sobre a maternity mark para avaliar o que elas pensam a respeito. Entre as japonesas já é muito popular e a revista eletrônica escreveu em seu site que se surpreendeu com as respostas das estrangeiras.

Dentre as 20 entrevistadas, 6 acharam maravilhosa. Entre elas, uma russa, disse “eu acho que excelente! O Japão tem uma cultura que realmente cuida das pessoas ao redor, eu acho que esse tipo de coisa simboliza isso. Infelizmente, na Rússia, não existe tal marca”.

Outras 3 responderam que acham muito bom. Entre elas, uma brasileira na faixa dos 40 anos declarou “na gravidez a mulher fica cansada e, com essa marca, as pessoas cedem o lugar pra gente sentar. Isso facilita. No Brasil até tem uma marca dessas mas não dá muito resultado”.

As demais 4 pessoas, de países como Filipinas, Itália, Coreia do Sul e Espanha, acham que não é necessário.

Download gratuito

Para quem quiser fazer download gratuito de pôsteres, adesivos e outros materiais, tanto coloridos quanto em preto e branco, em diversos tamanhos, pode acessar ao site do governo,
clicando aqui.

Fonte: My Navi | Fotos: divulgação/cedida

ipcdigital.com/

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page