top of page

CONSULADO EM HAMAMATSU FORMALIZA APOIO A SERVIÇO QUE ATENDE BRASILEIROS DISTANTES DO ÓRGÃO

Osny Aeashiro/Alternativa - 30/06/2016

“Muitas pessoas têm dificuldades de tirar um dia de folga”, disse Elza Kinjo

Hamamatsu - O cônsul-geral do Brasil em Hamamatsu (Shizuoka), José Antonio Gomes Piras, oficializou na última terça-feira (28) apoio a um serviço ambulante que atende brasileiros que moram longe do órgão.

Desde novembro do ano passado, o brasileiro Laert Kinjo e a esposa Elza percorrem cidades distantes para atender pessoas que precisam renovar passaporte ou providenciar algum tipo de documento, mas não podem se locomover até o consulado ou não têm computador em casa para preenchimento antecipado de formulários.

Na terça-feira, o casal do Grupo Ganha Tempo foi recebido no consulado por Piras e pela consultora Vanessa Handa, do Espaço do Trabalhador Brasileiro (EBT), para formalizar o apoio oficial.

Todos os domingos, Laert e Elza viajam em uma van que funciona como escritório, equipado com mesa, notebook, prateleiras e folhetos informativos. O serviço prestado pelo casal não é gratuito e os usuários precisam pagar um valor, além das respectivas taxas consulares.

“Muitas pessoas têm dificuldades de tirar um dia de folga e se locomover ao consulado para resolver assuntos de documentações. E nem todos possuem carro, dependem dos transportes urbanos e quando chegam no consulado, ainda devem pegar senha, então todas essas dificuldades levam à desistência”, disse Elza.

“Passam mais dificuldades aquelas pessoas acima dos 50 anos de idade, que não sabem manusear o computador”, completa Laert. “Muitas pessoas sentem receio de ir ao consulado, perder o dia de trabalho por falta de documento e ter de retornar mais uma vez, assim vão deixando de lado e só renovam o passaporte quando necessitam viajar para o Brasil”, diz.

A van também dispõe de câmera fotográfica e um fundo com cortina branca para tirar a fotografia do passaporte. “Entregamos tudo pronto para a pessoa encaminhar seu requerimento ao consulado”, disse Laert.

Muitas pessoas também procuram o serviço para orientações trabalhistas. Por essa razão, o casal também distribui o Manual do Trabalhador Brasileiro e fazem a divulgação do Espaço do Trabalhador Brasileiro (ETB), órgão criado pelo governo brasileiro para oferecer informações trabalhistas e jurídicas e que funciona no mesmo prédio do consulado em Hamamatsu.


Foto: Osny Arashiro/Alternativa
A partir da esquerda, Elza Kinjo, Laert Kinjo, cônsul José Antonio Gomes Piras e Vanessa Handa
alternativa.co.jp/

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page