





Associação Okinawa
EVENTOS

CINCO DICAS CULTURAIS PARA TIRAR FOTOS
NO JAPÃO
Turismo por Priscilla Polidorio Piltz - 23/02/2016
Crédito: Divulgação
TÓQUIO (IPC Digital) – Acredite ou não, há uma maneira japonesa de tirar fotos. Reunimos algumas orientações culturais, bem como dicas de linguagem para facilitar o seu passeio pelo Japão.
Naturalmente, a primeira regra de fotografia em qualquer país é obedecer as regras. Sempre procure sinais em áreas turísticas para se certificar de que está tudo bem para tirar fotos. Não importa o quanto você queira registrar o momento, é preciso obedecer as placas de “Não utilize o flash” ou “Não é permitido tirar fotos”.
Outras coisas não tão óbvias a considerar quando tirar fotos no Japão, é quando pessoas locais estão envolvidas. As dicas a seguir devem ajudá-lo a compreender como tirar fotos no Japão. Tenha em mente que estas não são regras rígidas, apenas diretrizes com base em experiência coletiva.
1. O sinal de paz
Por razões insondáveis para a maioria dos estrangeiros, no Japão uma forma comum de mostrar que você está se divertindo em uma foto é fazer o sinal da paz, ou “Bui” (V). Na hora do fotógrafo tirar a foto falará: “Chiizu”.
2. O convidado vai no meio da foto
Outro fator importante é garantir que as pessoas sejam colocadas adequadamente no quadro de acordo com preceitos específicos que podem ou não incluir a familia e status social. Nos EUA tendem a organizar as pessoas de acordo com a altura, isso também é levado em consideração no Japão, eles também tomam cuidado para garantir que o convidado está de pé ou sentado no centro, o ponto mais proeminente na imagem. Uma ocasião em que isso é ignorado, é quando está com os mais velhos, especialmente avós. Idosos obtem o máximo respeito e devem ser colocados no centro de qualquer foto.
3. Considerações de Privacidade
Privacidade sobre a inclusão de pessoas em fotos é mais rigorosa no Japão. Se você quiser usar uma foto de alguém em seu blog, mas não tem a permissão para usar, o protocolo exige que você borre o rosto da pessoa para que fique irreconhecível. Pode parecer estranho, mas é fundamental perguntar antes de tirar a foto ou fazer a publicação. Esta é uma boa política e evita confusão ou ressentimentos. Não há nenhuma lei contra tirar fotos de pessoas em lugares públicos, as leis entram em questão quando são publicadas ou enviadas a internet.
4. Varas de selfie são proibidas em determinados locais
Esteja ciente de que bastão de selfie não são permitidos em alguns locais no Japão, incluindo estacões de trem. Os bastões obstruem a visão de outras pessoas e podem causar acidentes quando as pessoas não estão prestando atenção ao que está acontecendo ao seu redor. Com o turismo aumentando no Japão, é provável que a proibição seja adotada em mais lugares.
5. Esteja preparado para ser abordado por pessoas japonesas que querem uma foto com você
Os japoneses, especialmente crianças, podem pedir-lhe para se juntar a eles em uma foto. Isso normalmente acontece em locais públicos como Parque da Paz de Hiroshima, onde as crianças vão em excursões escolares. Não se preocupe, essas crianças são totalmente inocentes, muitas delas só querem uma foto por achar legal ser visto com um estrangeiro.
Fonte: RocketNews24
