top of page

ENTIDADE OFERECE REFORÇO ESCOLAR A ALUNOS ESTRANGEROS EM GUNMA

Thassia Ohphata/Alternativa - 29/06/2016

NPO No Borders atende crianças que estudam em escolas japonesas

Oizumi - Com uma população brasileira que constitui quase 10% dos habitantes, Oizumi (Gunma) conta agora com um serviço que atende crianças estrangeiras após o período das aulas. Desde abril, a NPO No Borders oferece atividades educacionais no reforço e auxílio nos estudos.

“Muitas vezes, os pais trabalham 12 horas e não têm como ajudar nas tarefas dos filhos, a forma de ensino no Japão é diferente da do Brasil”, diz Marco Antonio Miyazaki, um dos fundadores da entidade sem fins lucrativos.

Com foco no multiculturalismo, a ideia da NPO é atender não somente os brasileiros, mas também japoneses, peruanos, filipinos, chineses e estrangeiros de outras nacionalidades.

De segunda a sexta-feira, das 15h às 20h30, seis orientadores auxiliam as crianças nas tarefas escolares e também oferecem aulas de idiomas, como português, japonês e inglês.

Além disso, eles ajudam os alunos a prepararem o material escolar do dia seguinte e realizam atividades recreativas e esportivas. Após as tarefas e a recreação é servida uma refeição às crianças. “Uma criança feliz e inserida na cultura irá amar o país e aprenderá o idioma japonês com mais facilidade”, justifica Miyazaki.

O diferencial da entidade será a orientação psicológica aos alunos e também à família. “Irei trabalhar junto com os orientadores. A ideia é inserir atividades multiculturais e valorizar a cultura japonesa e também de cada criança”, explica a psicóloga Carla Amaral Barros, que começará o trabalho a partir de setembro.

De acordo com a psicóloga, os pais também receberão orientação sobre diversos assuntos, desde como manter o interesse dos filhos no estudo, rotina familiar, qualidade de vida e também a valorização de ser um estrangeiro no Japão. “O comprometimento da família na educação dos filhos é muito importante”, destaca.

Atualmente, 20 crianças, das mais diversas nacionalidades, frequentam as atividades da NPO realizadas no primeiro andar do prédio do shopping Brazilian Plaza, em Oizumi. Por enquanto, o atendimento é limitado às crianças do shougakkou, com idade entre 7 a 12 anos. É cobrada uma taxa mensal de ¥5 mil.

O próximo passo da entidade é começar a oferecer atividades aos idosos na parte da manhã, horário em que as instalações ficam vazias, e aulas de japonês aos estrangeiros nos finais de semana.

A NPO também recebe doações de livros escolares ou brinquedos usados e também de alimentos que possam ser servidos às crianças.

NPO No Borders
Endereço: 〒370-0517 Gunma-ken Oura-gun Oizumi-machi Nishikoizumi 4-11-22 (Brazilian Plaza)
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 15 às 20h30
Telefone: 0276-55-1553
Facebook:
https://www.facebook.com/nponoborders/

Foto: Thassia Ohphata/Alternativa
Crianças estrangeiras recebem reforço escolar nas atividades realizadas pela NPO No Borders
alternativa.co.jp/

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page