





Associação Okinawa
EVENTOS

GOVERNO DISCUTE MEDIDAS SOBRE O MEGATERREMOTO NANKAI TORAFU
29/06/2016
Medidas em relação ao megaterremoto Nankai Torafu estão sendo estudadas pelo Japão. 157 cidades de Shizuoka e outras províncias serão zonas de preparação.

O governo do Japão está lançando um painel de especialistas para discutir sobre as preparações em relação a um possível megaterremoto ao longo da Depressão de Nankai (Nankai Torafu), na costa do Pacífico do país.
O painel do Escritório do Gabinete terá a tarefa de revisar a legislação anti-desastre de 1978, que tem o foco na possibilidade de um terremoto gigante atingindo uma área mais limitada em Tokai, central do Japão.
Quando a legislação foi introduzida, sismólogos haviam dito que poderiam prever um terremoto na região de Tokai ao monitorar os movimentos das placas tectônicas e alertar as comunidades mais vulneráveis antecipadamente.
Baseado nesta noção, 157 municípios em Shizuoka e outras províncias foram designadas como zonas de preparação, onde o transporte público, comércio e escolas poderiam ser paralisados uma vez que um terremoto fosse declarado iminente.

No entanto, a previsão de terremotos vem sendo uma ciência instável. Especialistas nunca haviam antecipado que um tremor de magnitude 9 atingiria o nordeste do Japão em março de 2011.
O governo assume agora que um megaterremoto de magnitude similar ocorrerá ao longo da Depressão de Nankai, da área central ao sudoeste do Japão. Entretanto, um grupo de especialistas nomeado pelo governo concluiu há 3 anos que seria difícil prever exatamente quando e em quais locais tal terremoto ocorreria.
O painel do Escritório do Gabinete vai revisar atuais programas de previsão e preparação para terremotos. Membros também vão estudar se aplicarão ou não o sistema de zonas designadas estipulado em 1978 a áreas ao longo da Depressão de Nankai.
O painel apresentará suas propostas em meados de março do próximo ano.
Fonte e imagens: NHK
portalmie.com/