top of page

JAPÃO PEDE A EMBAIXADAS QUE ORIENTEM ESTRANGEIROS ILEGAIS A DEIXAREM O PAÍS

Ana Laura Kawabe/Alternativa - 30/06/2016

Número de chineses e coreanos sem visto aumentou nos últimos dois anos

Tóquio - O Escritório de Imigração do Japão está pressionando as embaixadas de seis países da Ásia para que orientem os residentes ilegais a deixarem o país por conta própria, informou o jornal Sankei nesta quinta-feira (30).

O Japão possui um “Sistema de Ordem de Saída”, que permite que estrangeiros ilegais deixem o país sem necessidade de retenção. Para isto, o residente precisa se apresentar ao órgão de imigração por conta própria e agendar a saída com agilidade.

A Imigração quer que este sistema seja amplamente divulgado em línguas estrangeiras, para que os residentes sem visto tomem conhecimento e iniciem o processo de saída.

O pedido do órgão foi feito às embaixadas da China, Coreia do Sul, Tailândia, Filipinas, Vietnã e Indonésia, além do órgão representativo de Taiwan. De acordo com a reportagem, coreanos estão no topo da lista dos ilegais, com 13 mil residentes sem visto válido.

O número de estrangeiros ilegais no Japão chegou a alcançar o pico de 298.600 pessoas há cinco anos. Desde então, o número estava reduzindo a cada ano, de acordo com os dados da Imigração.

No entanto, desde o ano passado, a situação mudou e número de ilegais começou a crescer novamente. O órgão acredita que a facilidade de obtenção do visto para estrangeiros de países da Ásia e a fuga de participantes do Sistema de Estágios (Ginou Jishu Seido/技能実習制度) sejam as principais causas.


Foto: iStockphoto
alternativa.co.jp/

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page