





Associação Okinawa
EVENTOS

JAPÃO PRETENDE TESTAR EM HUMANOS SUBSTÂNCIA QUE COMBATE ENVELHECIMENTO
Masamichi Maeda/Alternativa - 29/06/2016
O NMN estimula a produção de uma enzima que preserva os tecidos do corpo

Tóquio - Cientistas da Universidade Keio, em Tóquio, pretendem iniciar testes de uma nova substância antienvelhecimento em seres humanos.
A "fonte da juventude", que não é mágica, e sim apenas científica, chama-se mononucleotídeo de nicotinamida (NMN), uma substância encontrada em vários alimentos comuns, como o leite.
O NMN estimula a produção da sirtuína, uma enzima que preserva os tecidos do corpo. Com a idade, o organismo vai perdendo a capacidade de produzir essa enzima, gerando o envelhecimento.
A intenção da Universidade Keio, em parceria com a Universidade de Washington, é começar os testes em julho, a princípio aplicando a substância em 10 pessoas saudáveis.
Por enquanto, o NMN só foi testado em ratos de laboratório. Os resultados mostraram que a droga retardou os declínios naturais do metabolismo, manteve a energia, melhorou a visão dos animais e diminuiu a intolerância à glicose.
Os cientistas querem saber se esses mesmos efeitos poderão ser observados em humanos e se há efeitos colaterais. Em caso de resultados animadores, o NMN poderá se tornar a primeira substância que retarda o envelhecimento, e não apenas disfarça.
Antes mesmo dos testes em humanos, já estão à venda no Japão produtos com NMN que prometem combater o envelhecimento.
Foto: iStockphoto
alternativa.co.jp/