top of page

PÁSCOA NO JAPÃO: VEJO COMO É E PORQUÊ NÃO É TÃO POPULAR NO PAÍS

Nacional por Rachel Matos -25/03/2016

Crédito: Divulgação

TÓQUIO (IPC Digital) – A comemoração da Páscoa está se aproximando nos países cristãos. Já no Japão, a Páscoa é uma data que passa praticamente despercebida pela maioria da população, mesmo para alguns estrangeiros cristãos que por aqui moram e se acostumam aos rituais do país, perdendo alguns hábitos que antes era também reforçado pelo comércio.

Muitos japoneses não sabem nem o que a Páscoa significa, apenas que existe. Ovos de páscoa são quase impossíveis de se encontrar, assim como as tradicionais decorações do período.

Essa celebração religiosa não é tão comum no país pelo fato de que a população cristã equivale a menos de 5% da população. Os japoneses possuem duas religiões oficiais, o budismo e o xintoísmo e as grandes comemorações cristãs mundiais que estão, recentemente, repercutindo no país e ganhando força são devido à exploração do comércio, como o caso do Natal.

Mas por quê será que a Páscoa ainda não pegou no Japão?

Segundo estudiosos da área de marketing, a data cristã não pegou no Japão pelo fato de que os japoneses não tem muito esse costume de trocar presentes em datas comemorativas como os ocidentais. Os japoneses gostam de presentear em motivos mais corriqueiros, como formas de agradecimentos. Portanto, não seria preciso, nem mesmo tão significativo ficar criando datas para trocar presentes. A própria vida e os acontecimentos nas relações entre os japoneses dão conta de fazer as trocas de presente eventos especiais.

Outro fator importante é que já existem duas datas em que as pessoas dão chocolates umas às outras. O Valentine’s Day, equivalente ao nosso dia dos namorados, que acontece no dia 14 de fevereiro, em que, no Japão, as meninas dão chocolates aos meninos, tanto por agradecimento ou para demonstrar que está interessada nele. Já o White Day é a data em que os menino dão chocolates para as meninas, em retribuição ao presente recebido, exatamente um mês depois.

Resumindo, no Japão ainda não há ovos de Páscoa: aquelas centenas de ovos pendurados no teto de lojas e supermercados, não existe ainda. Troca de ovos de Páscoa entre parentes e amigos então, muito menos. Sexta-feira (que seria Santa) é um dia da semana como outro qualquer.

Em japonês a palavra “Páscoa” vem do inglês “Easter” e se fala/escreve イースター・IISUTAA ou, quem preferir o modo mais tradicional, ou seja, em ideogramas, pode também dizer/escrever, 復活祭・FUKKATSU-SAI, que seria algo como “Festa da Ressurreição”.

E entre os brasileiros no Japão?

Entre os brasileiros no Japão, sabe-se que muitos ainda celebram a data, seja nas igrejas que frequentam, seja entre familiares presentes. Existem, inclusive, comércio entre brasileiros que vendem ovos de Páscoa no Japão, ou aqueles que fazem em casa ou procuram comprar em supermercados de produtos importados.

E você, celebra a Páscoa no Japão?


FONTE: AGÊNCIA APÊ
ipcdigital.com/

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page