





Associação Okinawa
EVENTOS

POSSIBILIDADE DE GRANDE DESASTRE FAZ JAPÃO REVER LEI SOBRE TERREMOTOS
Reuters/Alternativa - 29/06/2016
Falha submersa de Nankai se estende pela costa do Pacífico entre as
regiões Tokai e Shikoku

Tóquio - O governo japonês está prestes a rever uma lei de medidas contra terremotos pela primeira vez em quase 40 anos para estar melhor preparado para um grande desastre na falha submersa de Nankai, que se estende pela costa do Pacífico entre as regiões Tokai e Shikoku.
Na terça-feira (28), um novo grupo de trabalho foi adicionado ao Conselho de Administração de Desastres do governo, presidido pelo primeiro-ministro Shinzo Abe, com a finalidade de criar medidas baseadas na previsão para um possível terremoto na falha de Nankai.
A Lei de Medidas Especiais para Terremotos de Grande Escala, introduzida em 1978, tem como premissa apenas o terremoto de Tokai. O grupo de trabalho irá expandir as áreas a serem afetadas e introduzir medidas de prevenção de desastre que devem coincidir com os padrões de previsão atuais, antes de finalizar uma proposta até ao fim do ano fiscal de 2016 (em março de 2017).
Em julho de 2012, um outro grupo de trabalho no âmbito do Conselho, que estava estudando medidas para o grande terremoto de Nankai, havia pedido uma revisão da lei de 1978.
Mais tarde, em maio de 2013, um outro grupo de trabalho declarou que "é difícil prever a escala e o momento de um terremoto com alta precisão", desafiando a visão comum de que o terremoto de Tokai poderia ser previsto com antecedência.
Foto: Arquivo
A linha vermelha indica a falha submersa de Nankai; a linha amarela indica o local do terremoto de Tokai
alternativa.co.jp/