





Associação Okinawa
EVENTOS

REGIÃO DE KANTO SOB RISCO DE
RACIONAMENTO DE ÁGUA
30/06/2016
Racionamento de água pode acontecer nos próximos meses em Kanto, devido ao baixo nível dos reservatórios de água.

Rio Tone
A região de Kanto (área no Japão que inclui Tóquio, Chiba, Saitama, Ibaraki entre outras províncias) poderá passar por um sério problema neste verão, devido a uma escassez de água sem precedentes em lagos e reservatórios que abastecem a área, alertaram autoridades na terça-feira (28).
Embora a região aguarde um nível regular de chuva nos próximo dias, as esperança são poucas de que isso vai alterar de forma significativa a previsão calamitosa, segundo autoridades.
Um racionamento de 10% no consumo de água já foi imposto em 6 províncias ao largo do Rio Tone, enquanto uma restrição de 20% está em posição para cidades próximas ao Rio Watarase.
Com 20%, fontes em parques podem ser desativadas temporariamente, e um racionamento de 30% pode levar ao fechamento de piscinas de escolas ou restrições temporárias em residências.
Rápida queda dos níveis de água nos reservatórios
“Temos visto uma rápida queda, sem precedentes, dos níveis de água nos reservatórios” em 8 áreas de armazenamento ao longo do Rio Tone, disse Takaharu Masaki, um representante do Ministério da Terra e Infraestrutura.
O Tone é o segundo rio mais longo do Japão e o maior em área de drenagem, passando por uma faixa da região de Kanto, de Gunma a Chiba.
Os oito reservatórios, que desempenham um papel vital no fornecimento de água para os moradores de Kanto, têm tido uma escassez acentuada de água este ano, devido principalmente à baixa queda de neve no inverno passado e uma falta de chuva com níveis substanciais nos meses subsequentes.
“Se a situação continuar até agosto, as coisas vão ser muito difíceis”, disse Masaki
A última vez que o Japão passou por uma severa escassez de água foi no verão de 1996, quando famílias residentes em Chiba e Saitama enfrentaram racionamentos no uso diário de água. Durante uma estiagem em 1994, alguns operadores de piscinas em Tóquio foram orientados a conservarem água.
Em 16 de junho, uma comissão criada para combater a escassez de água, cujos membros incluem funcionários do Ministério da Terra e governos locais em Tóquio, Chiba, Saitama, Ibaraki, Gunma e Tochigi, concordaram com uma restrição de 10 por cento no consumo do Rio Tone.

Eventualmente, uma restrição de 30 por cento no consumo de água – equivalente ao nível observado em 1994 e 1996 – poderia ocorrer em Kanto, resultando possivelmente no fechamento de piscinas nas escolas e restrições temporárias em residências, disse Hironori Ota, outro representante do ministério.
Mas ele acrescentou que, em comparação há duas décadas, os fornecedores de água melhoraram a capacidade de armazenamento e poderão lidar melhor com a restrição de 30 por cento. No entanto, uma repetição das condições observadas durante a estiagem de 1994 não pode ser descartada, disse Ota.
A Agência Meteorológica do Japão prevê fortes chuvas nos próximos dias na região de Kanto, mas tanto Ota quanto Masaki disseram que a precipitação fará pouco para melhorar substancialmente a situação.
Fonte: Japan Times
Imagem: Bank Image, Wikimedia Commons (Wpcpey)
portalmie.com/