top of page

SHITAKE MAZE GOHAN

Shiitake maze gohan

 

Faço o topping sempre separadamente do shirogohan (aqui utilizei a medida de 3 copinhos de arroz japonês comum, mas você também pode alternar um dos copos de arroz japonês comum por arroz mochigome que fica ainda melhor!) . Feito o gohan, o apuro com 1 colher de café de óleo de gergelim e 2 colheres de vinagre de arroz (ou mistura pronta pra shari - arroz de sushi-, que eu acho bem melhor para trabalhar).

1. Hidrato 1/3 do pacote de shiitake desidratado (30 min para ficar bem tenro e soltar um caldo razoável) e 1~2c de alga hijiki (10~15 min.. coloque bem pouco porque rende muito) em água quente, cada qual em um recipiente, por terem timing diferente. Após isso, fatio o shiitake bem fininho.

2. Em uma panela a parte, coloco cerca de 550ml de água, 1 envelope e meio de dashi em pó, os shiitake, 2 colheres de gengibre ralado e o caldo que sobrou da hidratação e os deixo ferver. Após levantar fervura coloco 1/4 de xícara de chá de shouyu misturado com 1/8 de xícara de chá de açúcar, 1 colher de mirin e 1 colher de café de aji-no-moto ao caldo e espero levantar fervura até perceber que os cogumelos ficaram relativamente amarronzados.

3.Após isso, abaixo o fogo e coloco 1 pacote de ervilhas congeladas no caldo (mas você pode utilizar edamame -soja natural- também) e as deixo cozinhando até atingir uma consistência "al dente". O topping está pronto!

4. Para finalizar, misturo o topping com o shirogohan. Deixe uns 15 min na geladeira para apurar e sirva da forma que você quiser: Vai bem na mesa, no lanche / obento, na forma de onigiri ou o que a sua imaginação permitir!

Outras variações que você pode tentar acrescentar é peito de frango em cubinhos refogado no caldo de dashi, cenoura e bardana cortadas fininhas em julienne e refogadas no óleo de gergelim, gergelim preto torrado, amendoim ou feijão azuki, age fatiado (tofu frito desidratado para cozidos), etc! Vai na fé que é muito rápido de fazer!

Web Designer - TOMIMURA
bottom of page